2

Proposal: Portuguese Language

Prevejo e vejo perguntas nesse futuro S.E. em que com uma rápida e simples pesquisa já se teria milhares e milhares de resultados com a resposta. Perguntas simples e muito comuns como por exemplo a do "porque, por que, por quê e porquê", são úteis, mas permitir que os usuários façam perguntas como essas, mostraria, e até incentivaria à, a falta de esforço em dar uma simples pesquisada primeiro.

Qual seria o parecer da moderação quanto a essas perguntas?

  1. Permitir sem problemas;
  2. Ter um controle sobre perguntas assim; ou,
  3. Permitir até que o Portuguese Language SE ganhe força, e depois passar a ter um controle sobre isso.

Isso em relação a perguntas feitas em português com respostas em português. Perguntas em inglês não se aplicam a esse problema, pela quantidade de material ser bem menor do que em português.

  • 1
    Grande parte da filosofia da rede S.E. é ser autocontida. Eu como utilizador de outros sites da rede, não gosto de sair destes para obter informação que poderia/deveria estar na S.E. Mais, após o A.O., muitas coisas estarão ultrapassadas e Portuguese Language S.E. poderá unificar e acumular todas essas pesquisas standard num só sítio e após A.O. – Git Gud Jul 12 '15 at 16:31
3

Concordo com o @Git Gud que devemos receber essas dúvidas. Grande parte das perguntas no Super User, por exemplo, também são sobre coisas que já foram respondidas em outros endereços. Encontrar algo em outras fontes pode ser mais fácil para você que para a pessoa que fez a pergunta. Além disso, os outros sites que abordam o tema podem ser fechados, enquanto nossa comunidade se manterá no ar e será gratuita para sempre (assim espero).

Na minha opinião, todas as perguntas sobre a língua portuguesa e traduções de palavras e expressões devem ser permitidas, desde que escritas de uma forma que respeitem a comunidade. Se houver regras muito rígidas como essa de não aceitar "o que já poderia ser encontrado em outros sites com uma busca no Google", o projeto não será viável.

  • Até mesmo em coisas que são encontradas em muitos e muitos outros sites? O que dizer da tooltip no voto negativo que diz "This questions does not show any research effort"? – Yuuza Jul 12 '15 at 21:09
  • Veja discuss.area51.stackexchange.com/a/21271/123894 Eu entendo sua preocupação em manter um nível elevado para nossa comunidade, mas acredito que é possível reescrever a maioria dessas perguntas de uma forma que seja produtiva. Quanto mais respostas a dúvidas comuns tivermos, mais acessos e usuários teremos e, consequentemente, uma diversidade maior de dúvidas. – user123894 Jul 12 '15 at 21:17
  • Tudo bem, entendi. Eu tenho o costume de só perguntar algo em algum site do StackExchange apenas depois de ter pesquisado e não ter achado nenhuma resposta. Na minha opinião isso seria o mais apropriado. Não sei se isso se aplica a esse SE, por estar em um estágio inicial. E esse é o primeiro SE que acompanho desde a sugestão, então não sei se funciona de algum modo diferente. – Yuuza Jul 12 '15 at 22:16
2

Isso é uma preocupação comum em todos os sites da rede que já passaram pelo processo da Area 51.

A primeira fase após a abertura do site, o beta privado, é onde estes detalhes serão levantados.

Perguntas simples do tipo "porque, por que, porquê e por quê" são importantes, pois são questionamentos frequentes feitos por falantes e não-falantes da língua portuguesa. E é bom estabelecer-se perguntas e respostas de questionamentos comuns logo no início, a fim de criar-se o quanto antes uma pergunta canônica com uma excelente resposta canônica sobre tais assuntos.

Pouco importa se isso pode ser encontrado facilmente em outros sites, pois o que importa é que possa ser encontrado facilmente no nosso site. Desta forma, os demais sites usarão o nosso como referência, e não o contrário.

You must log in to answer this question.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged .